My Image

A terapia cognitiva acredita que não são as situações que causam nossos problemas cotidianos, mas sim a forma como enxergamos as situações, ou seja, a interpretação que fazemos dos eventos cotidianos. Nossos pensamentos interferem em nosso funcionamento psicológico, na forma como reagimos emocionalmente e em nosso comportamento.


​​​​​​​

Exemplificando:

Mauricio acredita que normalmente as situações
sociais são muito desagradáveis, constrangedoras,
estressantes ​​​​​​​(Pensamento Desadaptativo).

Por conta desse seu pensamento desadaptativo,
provalvelmente, ele sentirá muito desconforto
e medo sempre que tiver que enfrentar uma
situação social. Com isso, Mauricio passa a
evitar situações públicas futuras.
A consequência desse comportamento evitativo,
Mauricio, se tornará cada vez mais fechado,
reforçando, sem perceber, sua inabilidade social.


Consequência:

Os eventos sociais se tornarão cada vez mais desconfortáveis gerando cada vez mais constrangimento e desconforto.Muito provavelmente, Mauricio, exibirá um comportamento de esquiva, afastando e inibindo possíveis tentativas de contato o que o levará a permanecer ainda mais sozinho, reforçando sua  crença inicial de inabilidade social.


FUNCIONAMENTO DA TCC


Esse modelo terapêutico trabalha no aqui e no agora junto aos pensamentos irracionais do paciente. Através de técnicas específicas altera o ciclo de interpretações recorrentes do paciente.O processo psicoterápico é estruturado de maneira a facilitar a percepção do paciente em relação a sua maneira de funcionar o que possibilita a identificação de seus erros de interpretação (pensamentos disfuncionais).


"Padrões de ativação cerebral são observados em indivíduos que passam por sessões de terapia cognitiva (Exames de PET-SCAN (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons) indicam que tais mudanças podem levar a alterações metabólicas significativas no cérebro de pacientes, por exemplo, que apresentam depressão maior ou transtorno obsessivo-compulsivo.


Portanto, mudar a mente através da terapia cognitiva, produz mudanças inevitáveis no cérebro, segundo um artigo publicado no periódico internacional NeuroImage.


Além do mais, estudos têm mostrado que essa forma de terapia é, pelo menos, tão eficaz como é o medicamento para muitos tipos de transtornos de ansiedade e de humor (depressão)" (Psicólogo Cristiano Nabuco)


Por Vânia Calazans




​​​​​​​

​​

My Image

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)